segunda-feira, 28 de maio de 2012


Porque o chocolate é tóxico para CÃES??

Muitos alimentos que constituem a dieta dos humanos não fazem tão bem para os cães e gatos. Os alimentos que podem causam toxicidade nestas espécies são o alho, a cebola, o café e o chocolate.

O mais relatado é a intoxicação pelo chocolate.





O chocolate é um alimento produzido com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau (Theobroma cacao). 


Na composição do chocolate encontramos carboidratos, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas (cafeína e teobromina). As metilxantinas são as maiores responsáveis pela intoxicação nos cães, a quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate.






Quanto mais matéria lipídica o chocolate tiver, menor vai ser o teor de teobromina.



Quanto mais escuro for o chocolate (chocolate amargo), mais teobromina ele possui e, portanto, maior é o risco de intoxicação.


As metilxantinas são bases com alta lipossolubilidade, logo possuem habilidade de atravessar placentária e hematoencefálica e são absorvidas tanto no estômago quanto no intestino, sendo distribuídas amplamente por todo corpo.

Apesar de a concentração de teobromina no chocolate ser de 3 a 4 vezes maior que a de cafeína, ambas contribuem para a síndrome clínica que acontece na toxicose por chocolate.
Em cães, a dose tóxica é de 100 a 165 mg/kg e em gatos é de 80 a 150 mg/kg. 



A dose letal é de aproximadamente 250 a 500 mg/kg, entretanto sinais clínicos leves podem ser observados em cães que ingeriram 20 mg/kg.

No organismo de um cão a meia vida da teobromina é de 17,5 horas; podendo permanecer no organismo por até 6 dias, por este motivo as quantidades tóxicas não necessitam de serem ingeridas de uma só vez. Possui efeito acumulativo.



 Geralmente entre 6 a 12 horas após a ingestão, os sinais clínicos da intoxicação ocorrem.
entre os sinais clínicos podem ser observados :


- polidipsia (aumenta a ingestão de água),
- êmese (Vômito),
- diarreia,
- tremores,
- convulsões,
- taquicardia (aumento da frequenquia cardiaca),
- taquipneia (aumento na frequencia respiratória),
- cianose (mucossa arroxeada devido a falta de oxigenio no organismo),
- febre e coma.

A intoxicação por chocolate é mais frequente em animais de pequeno porte, devido a menos quantidade atingir a dose tóxica. É também mais comum em animais jovens e filhotes.


Este tipo de intoxicação é uma emergência médica e a intervenção do Médico Veterinário é necessária.


O tratamento é difícil e objetiva a estabilização das funções vitais do organismo de acordo com sintomatologia apresentada pelo animal, pois não existe antídoto para intoxicação por teobromina.


É importante ressaltar que, atualmente, existem no mercado formulações específicas para cães que se parecem com chocolate, mas não possuem teobromina na sua composição, sendo feitos com extrato protéico vegetal, gordura vegetal, soro de leite e outros componentes não tóxicos aos cães e gatos.





MV Rafaela Dal Piero
Atendimento Veterinário em Domicilio
(12) 92064300




Nenhum comentário:

Postar um comentário