sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gripe Canina

GRIPE CANINA

Este inicio de inverno tem sido bem rigoroso. Imagine para os nossos animais de estimação? A maioria dos nossos amiguinhos dormem fora de casa, e nem todos ficam em lugares quentinhos, protegidos do frio e chuva.
Muitas pessoas acham que os animais não sentem frio, que por causa do pelo podem tomar chuva e não ficar doentes. Estão completamente enganados. Nesta época do ano nós veterinários atendemos muitos animais apresentando sinais clínicos de gripe. A maioria dos proprietários relatam que os seus bichinhos dormem fora de casa, e muitas vezes não tem proteção adequada contra a chuva. Resultando muitas vezes em gripe e até doença mais grave como a pneumonia.
A gripe mais comum nos cães é a traqueobronquite infecciosa canina ou também conhecida como “tosse dos canis”. Esta é uma infecção respiratória aguda e altamente contagiosa principalmente em locais com abrigo e muitos animais juntos. Os agentes encontrados normalmente são o vírus da parainfluenza e a bactéria Bordetella bronchiseptica, sendo esta o principal agente etiológico.
A transmissão desta doença acontece por ar (aerossol /tosse e espirros), como pelo contato direto, ou seja secreção de animais contaminados . Com o ar seco e temperaturas baixas fica mais fácil a disseminação da doença.
Os sinais clínicos da doença são tosse que pode ser alta, e frequentemente occore durante exercício, excitação ou alterações na temperatura e umidade do ar respirado. Esta tosse freqüentemente é acompanhada de engasgo ou movimentos de esforço de vômito que podem ser confundidos com sufocamento ou vomito pelo proprietário. A tosse é facilmente disparada com palpação traqueal ou puxando-se a coleira. Observa-se ocasionalmente uma descarga ocular e nasal serosa suave (como se fosse uma corisa) , normalmente o animal continua a se alimentar e permanece ativo e não fica febril.
Existe uma forma mais severa da doença, que é menos comum geralmente resulta de infecções mistas em cãeszinhos não vacinados.A broncopneumonia bacteriana complicante para ser determinante de severidade. Pode se encontrar presente uma tosse produtiva devida à traqueobronquite acrescida de broncopneumonia, podem se encontrar anorexia (o animalzinho para de comer), depressão, febre, descarga nasal e ocular (rinite e conjuntivite serosas ou mucopurulentas). Esta forma severa pode levar a morte se caso não tratada adequadamente.
Como posso evitar essa doença? Primeiramente para evitar a doença existe vacinas conta a traqueobronquite infecciosa canina. Então deve-se procurar o veterinário do seu cãozinho e colocar em dia a vacinação do seu animalzinho, existem dois tipos de vacinação a injetável e a intranasal. Em seguida evitar aglomerações, manter seu animal sempre aquecido, protegido da chuva ou frio. Caso eu tenha algum animal com os sinais clínicos citados acima deixe esse animalzinho isolado até o final do tratamento da doença e sempre higienizar os locais aonde ficam os animais com desinfetantes como o Hipoclorito de sódio (água sanitária) ou clorexidine.
Se o seu animalzinho apresentar algum desses sinais clínicos, procure imediatamente o médico veterinário. Ele é o único que pode informar o tratamento adequado . nada de fazer medicação por conta própria ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário