sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cólica Equina



Este é o mal que mais mata atualmente
É muito comum os cavalos deitarem para espojar (rolar) para se sentirem mais confortáveis e espreguiçarem um pouco, costumam até ficarem um pouco deitados, mas logo se levantam.
Quando os eqüídeos de forma geral ficam durante longo tempo deitados e principalmente gemendo pode saber que a situação não está boa pra ele.
A cólica é o mal que mais mata os eqüídeos atualmente.
Os animais confinados em baias (cocheiras) têm uma tendência muito grande de terem cólicas muito sérias e seguidas, devido ao tipo de tratamento que é oferecido em alguns lugares.
Um conselho que muitas pessoas não conseguem seguir é o de deixar o animal o mais solto possível e dar a ração (concentrado) como complemento da alimentação e não como principal alimento oferecido ao animal.
Uma atitude que pode ser feita é a de oferecer as pontas do capim de capineira (sem o talo) diretamente no cocho sem passá-lo na picadeira.
Oferecer pontas de capim do tipo gordura, grama estrela, tifton e outros, principalmente se estiverem mais secos fazem o cavalo salivar mais e a saliva é rica em sódio que ajuda na digestão dos animais e faz com que o fluxo intestinal seja muito melhor evitando e muito as ocorrências de cólicas.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas tanto pra grandes produtores, quanto pra pequenos...
    Blog excelente!!!
    Compartilhado!!
    bjos.
    Cléo.

    ResponderExcluir