quarta-feira, 30 de maio de 2012



BOCEJO NOS CÃES




Segundo o que está descrito na Wikipédia,"o bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais como em pessoas.Diz-se que normalmente o bocejo corresponde ao sono. Estudos científicos  recentes apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entanto, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma do organismo driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.
O estudo citado anteriormente corrobora com as afirmações comuns de que o ato de bocejar está relacionado a momentos de baixo metabolismo do corpo...Nos cães além de ser uma forma do organismo obter mais oxigênio,  o ato de bocejar tem na sua linguagem canina uma maneira de dizer que "não está interessado" ou demonstrar certa ansiedade e desconforto com o que está acontecendo..
Observe cães brincando,de repente um se afasta e da aquele bocejo e sai da brincadeira (tipo,casei),o mesmo pode ocorrer numa apresentação de cães quando o ambiente se torna meio tenso,o cão pode assumir esta postura num sinal de apaziguamento.

Um bocejar em sequência pode ser observado também quando o animal está num ambiente que não conhece bem, demonstrando seu desconforto com a nova situação ele funciona como um escape um relaxamento.

Logo podemos afirmar que o bocejo :
1- é uma forma fisiológica de obter mais oxigênio para os pulmões
2- é uma resposta ao estresse e pressão
3- um sinal de apaziguamento para outros cães
4- um cão boceja para "relaxar-se."


Cães "copiam" bocejo dos donos, diz estudo português


Se você vir seu cachorro bocejando, provavelmente, a culpa é sua.
Um estudo conduzido pela Universidade do Porto, em Portugal, afirma que o som do bocejo humano estimula os cães a fazerem o mesmo.
"Estes resultados sugerem que os cães têm a capacidade de ter empatia com os seres humanos", disse Karine Silva, uma das autoras da pesquisa, ao jornal britânico "The Telegraph".
O estudo reuniu 29 cães e os colocou para ouvir gravações de bocejos de pessoas, sendo que pelo menos metade dos bichinhos também bocejava ao ouvir o som.
A frequência aumentava cinco vezes mais quando o bocejo que ouviam era o dos próprios donos, com quem já viviam há pelo menos seis meses.
"Os cachorros bocejaram mais quando ouviram os seres humanos que conheciam o bocejo, daí surgiu a ideia de que os cães também podem criar alguma empatia com humanos", afirmou a pesquisadora Joana Bessa.
Não é a primeira vez que essa teoria é levantada, um estudo anterior, de pesquisadores da Universidade de Birkbeck College, em Londres, descobriu que os cães imitam o bocejo 75% das vezes que veem um ser humano fazer isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário